segunda-feira, 4 de maio de 2009

Debug.exe e Assembler

Nesse post irei comentar sobre o Debug.exe e alguns comandos do Assembler.

Debug.exe é um comando que funciona no DOS, MS-DOS e outros S.O.s. Ele roda o programa debug.exe que verifica programas permitindo ao usuário interativamente examinar o conteúdo da memória(em linguagem assembly, hexadecimal ou ASCII), modificar e seletivamente executar arquivos com, exe e outros tipos. Possui vários subcomandos que são usados para o acesso específico em setores de disco, portas de Entrada e Saída(I/O) e endereços de memória.

Assembler é um programa usado para traduzir declarações em linguagem assembly dentro do código de máquina do computador alvo.
Foram colocados em pesquisa esses comandos:

0CF2:0100 mov cx,100
0CF2:0103 mov ah, 2
0CF2:0105 mov dl, cl
0CF2:0107 int 21
0CF2:0109 loop 103

O comando mov é utilizado para mover o valor do segundo operando no registrador indicado pelo primeiro operando.No primeiro comando, coloca o valor 100 no cx(registrador acumulador).
No segundo, move o valor 2 para o registrador ah.
No 3º move o registrador cl para o registrador dl
O comando int indica uma interrupção, assim que é encontrada uma INT no código, o programa recorre a esta interrupção. Uma interrupção aponta para um programinha, como aquele da Bios, porém não precisa sernecessáriamente um programinha da Bios, existem outros.

Fontes:
http://magnum.ime.uerj.br/~alexszt/cursos/softsis/material/asm/tutasm/
http://br.groups.yahoo.com/group/ma_list/message/113

Nenhum comentário:

Postar um comentário