Se você está pensando que um quad-core impressiona, imagine um processador com 200 mil nucleos!! Ou seja, 2 petaflops de processamento, 1 petabyte de memoria e 10 petabytes de armazenamento. Valores esses correspondentes a estudos teóricos.
Bom, um peta só corresponde a 10 elevado a 15 potência de bytes, pouco não??
Esse experimento custará uma regalia de somente $208 milhões de dólares.Cmo não é um supercomputador barato, a IBM entrou numa parceria com os E.U.National Science Foundation, que recebeu luz verde dos Estados Unidos National Science.
Só para comparar, o supercomputador mais rápido do mundo atual, o Blue Gene(imagem abaixo) da IBM possui 1/3 da capacidade de processamento esperado pelo Blue Waters.

Irá ser constantemente ocupado trabalhando com projetos da Defense Advanced Research Projects Agency, ou DARPA, que é o braço direito de investigação do pentágono.
Será usado para simulações na medicina, meteorologia, biofísica, bioquímica, estudar buracos negros e medicina molecular.
Seu término é esperado para 2011.
Fontes
- http://www.newlaunches.com/archives/university_of_illinois_to_get_blue_water_the_worlds_fastest_public_supercomputer.php
- http://www.gadgettastic.com/2008/09/05/blue-waters-world%E2%80%99s-first-petascale-supercomputer-costing-around-208-million/
- http://news.softpedia.com/news/Universities-And-Supercomputers-62630.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário