Inaugurando o blog e também a entarda na UFS vou expor o que houve nessa primeira impressão passada pela professora Leila, que na sua palestra apresentou o que é a UFS para nós estudantes de Ciência da Computação. Relatou que a UFS como Instituição de Ensino Superior, é dividida em várias entidades, das quais citamos primeiramente:
- Reitoria - o órgão executivo máximo na Universidade;
- Pró-Reitorias - apoiam em áreas específicas o Reitor
Dentre todas as pró-reitorias, a que temos maior ligação é a Pró-Reitoria de Graduação, PROGRAD, que está ligada aos cursos de Graduação em geral. Estão ligados à ela o CCV, que se encarrega de orientar a vida do pré-universitário, o DAA, que após a entrada na UFS, é onde o aluno busca informações relacionadas à sua vida acadêmica.
Há também os Centros, subordinados à reitoria, os quais temos relação direta com o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, o CCET. No mesmo, há vários departamentos. Dentre eles:
O DCOMP(Departamento de Computação) - o nosso departamento, que antes era o DCCE(Departamento de Ciência da Computação e Estatística), se constitui da coordenadoria, da sala dos professores, dos laboratórios usados no curso de Ciência da Computação e de seus respectivos técnicos. É nele que estão a maioria dos professores que ministram disciplinas do nosso curso, já que temos aulas ligadas à matemática (DMAT) e à fisica (DFI), porém é só no início do curso. Ainda no CCET temos:
- O Calicomp (Centro Acadêmico Livre de Coputação) - representa nós, alunos do DCOMP em reuniões, congressos, encontros, dentre outros; promove nossos interesses acadêmicos, sociais, econômicos, políticos, éticos, e dos professores; e representa-nos junto aos órgãos colegiados da UFS.
- A Softeam (Software Team) - a empresa júnior, composta dos alunos de Ciência da Computação), que promove uma experiência de mercado a nós, desenvolvem o empreendorismo que o curso pode oferecer.
Além deles, há órgãos complementares:
O DCE - entidade que representa todos os estudantes, onde atua no que diz respeito aos interesses dos estudantes perante à administração da universidade, às questões política educacional e nacional.
E a BICEN(Biblioteca Central).
Há um ponto que os profissionais da área de Computação em relação aos outros têm diferencial, é a não regulamentação. Mas, existe a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que está colocando em pauta e defendendo alguns pontos, que definem o profissional da computação na atual sociedade.
domingo, 22 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário