segunda-feira, 13 de abril de 2009

Grandes Desafios 2006 - 2016

O Seminário “Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil: 2006 – 2016, realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de maio de 2006, reuniu vários pesquisadores e idéias a respeito do avanço da computação. Espelhados em outros eventos internacionais, discutiram sobre os benefícios da busca da solução para o problema, do sucesso do avanço das pesquisas sobre o problema, da elaboração das dificuldades e barreiras para obter sucesso na área em questão e proposta de ações que deveriam ser tomadas para se enfrentar o desafio em um período de dez anos. Bom, os cinco desafios apresentados foram:

1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
3. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros,escaláveis, persistentes e ubíquos.

Do 1º desafio, vem à tona uma das maiores crises da atualidade, a grande gama de informações publicadas nos diversos meios de comunicação, mas, para onde vão todas essas informações? O objetivo deste desafio é, assim,desenvolver soluções para o tratamento, a recuperação e a disseminação de informação relevante, de natureza tanto narrativa quanto descritiva, a partir de volumes exponencialmente crescentes de dados multimídia. Analisando os objetivos, dificuldades, percebe-se que há uma forte ligação com a parte de hardware, que como exposto, processa dados cada vez mais rápido, facilitando o acesso e também a ligação com banco de dados, que fornece um modelo organizado e econômico, pois facilita o acesso aos dados e os torna mais eficazes. E para interagir, há uma contribuição da arte, que tanto facina os nativos atuais da computação, com a criatividade de difundir informações por meio de atos criativos como aplicações inteligentes, bem exemplificada por esse ato que executo neste momento, os blogs. E a linguística, que atualiza-se com termos e regionalizações bem adequadas para o fácil entendimento.

Do 2º desafio é possível extrair uma dificuldade que é os testes para definição de risco e solução dos problemas que envolvem desde a saúde até a computação. Para isso, são definidos sistemas de simulação que promovem uma resposta bastante aceitável para o problema. Que necessita o auxílio de um programa bem formulado, que una eficácia e realidade, que são domínios das bases teóricas da Estrutura de Dados e dos algoritmos inteligentes formulados na Engenharia do Software. E para tornar realista o projeto, é necessário envolver basicamente todas as áreas do conhecimento, pois esse desafio nada mais é do que um simulador que objetiva simplificar os problemas tornando-os disponíveis para um fácil entendimento.

O 3º desafio aborda uma questão existencial do ser humano, que é movido por avanços tecnológicos, biológicos e socias, a máquina também sofre interferências que geram barreiras para o avanço do homem. Como observado no componente principal do computador, o processador, que vem diminuindo à medida em que mais dados são necessários para o desenvolvimento do homem, e processando cada vez mais, com um porém, pois gera um desperdício, a dissipação da potência que gera calor, mas, a solução veio à tona, processadores com múltiplos núcleos. Mas, ocorre outro problema, a relação energia-desempenho. E devido a esses empecilhos, a computação está procurando abstração para otimizar, achado na Engenharia do Software e na Estrutura de Dados. Investigar novos modelos de arquiteturas com o auxílio da cadeira de Arquitetura de Computadores. Além do auxílio da Física para minimizar o consumo de energia e a provável Biologia auxiliando na utilização de mecanismos biológicos para a resolução de problemas.

Com o 4º desafio vem um grande problema social, o acesso de todo cidadão ao conhecimento. Essa dificuldade provêm de diferenças sócio-econômicas e culturais. O objetivo é colocar em pauta que o cidadão não necessita somente obeter conhecimento, mas que ele é capaz de gerar conhecimento . E para isso acontecer necessita-se a extensão de sistemas computacionais ao cidadão comum, respeitando suas diferenças. É necessário produzir tecnologia que motive a participação de usuários na produção do conhecimento e do seu uso. O problema é difícil porque não há experiências nas quais podemos espelhar. Deve haver uma interlocução com as Ciências Sociais, para permitir a participação e decisão na produção do conhecimento. E na computação a área de Design Gráfico é decisiva para haver interfaces atraentes e flexíveis a todos os públicos.

Finalizando com o 5º desafio, que coloca em discussão um outro grande problema da atualidade. A participação cada vez maior de tecnologias em qualquer atividade social, política e econômica do homem. Colocando ainda a questão da segurança que tanto é atribuída a sistemas, que tornam-se ainda mais potentes, decisivos e usuais. Mas, esquecendo que as falhas estão presentes mas, para evitá-las é necessário haver uma análise de necessidade. Enfim, viabiliza mostrar que é necessário muito investimento e análise para que se consigam sistemas fieis, que não violem a privacidade muito menos a segurança. Para se sustentar, necessita-se das cadeiras de Segurança de Redes e Tolerância a Falhas. Interloca-se também com a ética da Sociologia para a viabilização dos sistemas para uso em determinada atividade.

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