segunda-feira, 20 de abril de 2009

Configurando meu computador

Quase todos os computadores trabalham sob a chamada “arquitetura de von Neumann”, proposta no final da década de 40 por John von Neumann. O método divide um computador em quatro seções: a ULA (unidade lógica e aritmética), a unidade de controle, a memória e os dispositivos de entrada e saída (E/S ou I/O). Tais setores comunicam-se por fios ou barramentos.
Processador -meu computador usa um Intel Core2Duo 2.00Ghz com 2mb de cache. A nomenclatura 2Duo simboliza que o processador possui dois nucleos de processamento. Os 2.00GHz bom, o Hz é uma medida de frequencia, ciclos por segundo, no computador instruções por segundo, assim equivale a 2 bilhões de instruções por segundo.
O cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede, evitando o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos .
Mas é claro que a velocidade do computador não depende somente do processador também da memória ram e do acesso ao disco rígido.

Memoria - A memória de um computador é normalmente dividida entre primária e secundária. A primária é classificada como RAM (Random Acess Memory ou Memória de Acesso Aleatório) e memória ROM (Read Only Memory ou Memória Somente de Leitura). A RAM permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. Porém, quando o usuário desliga o computador, esse tipo de memória perde todos os seus dados. Possuo uma memória de 2Mb, tipo DDR2 e frequencia de 667 MHz.A DDR2 é uma evolução ao antigo padrão DDR SDRAM, conforme homologação da JEDEC. A nova tecnologia DDR2 veio com a promessa de aumentar o desempenho, diminuir o consumo elétrico e o aquecimento, aumentar a densidade e minimizar a interferência eletromagnética (ruído).
A Memória Secundária (Rom), é utilizada para gravar imensas quantidades de dados, que também não são perdidos quando você desliga seu PC, mesmo que depois fique um bom tempo sem usá-lo. O Disco Rígido (HD) é o principal meio para se gravar informações no computador. O Hd do meu pc é um Sata de 160 GB, 5400 RPM. SATA é o padrão de discos rígidos criado para substituir os discos ATA, também conhecidos como IDE. A taxa de transferência máxima teórica de um disco Serial ATA é de 150 MB/s ou 300 MB/s, contra os 133 MB/s de um disco rígido IDE.

Dispositivos de Entrada - os mais comuns são teclado e mouse.

Dispositivos de Saída - Monitor.

Barramentos - é um conjunto de circuitos e linhas de comunicação que se ligam ao resto do PC com a finalidade de possibilitar a expansão de periféricos e a instalação de novas placas no PC.
Permitem a conexão de dispositivos como:
Placa gráfica - melhor o desempenho de programas que necessiam de uma interface gráfica.Uso uma Intel Graphics Media Accelerator X3100 que é onboard (quando a placa-mãe integra outros dispositivos)
Mouse
Teclado
etc
Minha placa-mãe possui barramentos USB (o padrão atual de conecção, conecta mouses, teclados, impressoras, enfim, é o conector universal.) e o PCI-Express O PCI Express é um barramento ponto a ponto, onde cada periférico possui um canal exclusivo de comunicação com o chipset. Isto contrasta fortemente com o padrão PCI, que é um barramento em que todos os dispositivos compartilham a mesma comunicação, de 32 bits (ou 64 bits), num caminho paralelo, no meu caso, conecta à minha placa de vídeo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Grandes Desafios 2006 - 2016

O Seminário “Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil: 2006 – 2016, realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de maio de 2006, reuniu vários pesquisadores e idéias a respeito do avanço da computação. Espelhados em outros eventos internacionais, discutiram sobre os benefícios da busca da solução para o problema, do sucesso do avanço das pesquisas sobre o problema, da elaboração das dificuldades e barreiras para obter sucesso na área em questão e proposta de ações que deveriam ser tomadas para se enfrentar o desafio em um período de dez anos. Bom, os cinco desafios apresentados foram:

1. Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos.
2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
3. Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias.
4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento.
5. Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros,escaláveis, persistentes e ubíquos.

Do 1º desafio, vem à tona uma das maiores crises da atualidade, a grande gama de informações publicadas nos diversos meios de comunicação, mas, para onde vão todas essas informações? O objetivo deste desafio é, assim,desenvolver soluções para o tratamento, a recuperação e a disseminação de informação relevante, de natureza tanto narrativa quanto descritiva, a partir de volumes exponencialmente crescentes de dados multimídia. Analisando os objetivos, dificuldades, percebe-se que há uma forte ligação com a parte de hardware, que como exposto, processa dados cada vez mais rápido, facilitando o acesso e também a ligação com banco de dados, que fornece um modelo organizado e econômico, pois facilita o acesso aos dados e os torna mais eficazes. E para interagir, há uma contribuição da arte, que tanto facina os nativos atuais da computação, com a criatividade de difundir informações por meio de atos criativos como aplicações inteligentes, bem exemplificada por esse ato que executo neste momento, os blogs. E a linguística, que atualiza-se com termos e regionalizações bem adequadas para o fácil entendimento.

Do 2º desafio é possível extrair uma dificuldade que é os testes para definição de risco e solução dos problemas que envolvem desde a saúde até a computação. Para isso, são definidos sistemas de simulação que promovem uma resposta bastante aceitável para o problema. Que necessita o auxílio de um programa bem formulado, que una eficácia e realidade, que são domínios das bases teóricas da Estrutura de Dados e dos algoritmos inteligentes formulados na Engenharia do Software. E para tornar realista o projeto, é necessário envolver basicamente todas as áreas do conhecimento, pois esse desafio nada mais é do que um simulador que objetiva simplificar os problemas tornando-os disponíveis para um fácil entendimento.

O 3º desafio aborda uma questão existencial do ser humano, que é movido por avanços tecnológicos, biológicos e socias, a máquina também sofre interferências que geram barreiras para o avanço do homem. Como observado no componente principal do computador, o processador, que vem diminuindo à medida em que mais dados são necessários para o desenvolvimento do homem, e processando cada vez mais, com um porém, pois gera um desperdício, a dissipação da potência que gera calor, mas, a solução veio à tona, processadores com múltiplos núcleos. Mas, ocorre outro problema, a relação energia-desempenho. E devido a esses empecilhos, a computação está procurando abstração para otimizar, achado na Engenharia do Software e na Estrutura de Dados. Investigar novos modelos de arquiteturas com o auxílio da cadeira de Arquitetura de Computadores. Além do auxílio da Física para minimizar o consumo de energia e a provável Biologia auxiliando na utilização de mecanismos biológicos para a resolução de problemas.

Com o 4º desafio vem um grande problema social, o acesso de todo cidadão ao conhecimento. Essa dificuldade provêm de diferenças sócio-econômicas e culturais. O objetivo é colocar em pauta que o cidadão não necessita somente obeter conhecimento, mas que ele é capaz de gerar conhecimento . E para isso acontecer necessita-se a extensão de sistemas computacionais ao cidadão comum, respeitando suas diferenças. É necessário produzir tecnologia que motive a participação de usuários na produção do conhecimento e do seu uso. O problema é difícil porque não há experiências nas quais podemos espelhar. Deve haver uma interlocução com as Ciências Sociais, para permitir a participação e decisão na produção do conhecimento. E na computação a área de Design Gráfico é decisiva para haver interfaces atraentes e flexíveis a todos os públicos.

Finalizando com o 5º desafio, que coloca em discussão um outro grande problema da atualidade. A participação cada vez maior de tecnologias em qualquer atividade social, política e econômica do homem. Colocando ainda a questão da segurança que tanto é atribuída a sistemas, que tornam-se ainda mais potentes, decisivos e usuais. Mas, esquecendo que as falhas estão presentes mas, para evitá-las é necessário haver uma análise de necessidade. Enfim, viabiliza mostrar que é necessário muito investimento e análise para que se consigam sistemas fieis, que não violem a privacidade muito menos a segurança. Para se sustentar, necessita-se das cadeiras de Segurança de Redes e Tolerância a Falhas. Interloca-se também com a ética da Sociologia para a viabilização dos sistemas para uso em determinada atividade.

Introdução à SBC

A Sociedade Brasileira de Computação é uma entidade que defende e promove o desenvolvimento cientifico e tecnológico do pais na área de computação. Fundada em 1978 e formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da computação, atua em eventos científicos, publicações, na educação e na política. Na sua estrutura, destacam-se as secretarias regionais, que no total são 15, dentre elas, a Nordeste 3 que abrange os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Na sua agenda, há o Congresso da SBC, o grande encontro anual da SBC, onde há eventos políticos, científicos e educacionais. Nesse ano será em julho de 2009, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Além da Jornada da Atualização em Informática, onde são abordados temas em discussão na área da computação. Mas, a SBC promove publicações: Anais dos Simpósios Científicos, a Revista de Iniciação Científica, que é on-line e a revista Computação Brasil, que aborda interesses da área de Computação. Bom, há também os Grandes Desafios 2006-2016, mas, para não ampliar muito o post, irei explicar no próximo.